Sintomas da depressão

Depressão | Sintomas da Depressão e Tratamentos

Quais os sintomas da depressão e seus respectivos tratamentos.

Os sintomas da depressão impossibilitam a pessoa de realizar as mais simples tarefas do dia a dia, além de conturbar o relacionamento profissional e familiar. Saiba mais sobre esse mal, aqui!

Quais os sintomas da depressão que atinge quase 25% da população mundial? Os sintomas da depressão podem aparecer de diversas formas e podem até mesmo confundir o prognóstico da doença.

  • A ansiedade tem relação com a depressão?
  • Ela é só uma tristeza contínua?
  • Qual o tratamento para depressão?
  • Como lidar com a depressão na adolescência?
  • Enfim, como vencer a depressão?

São questionamentos seguidos, e totalmente válidos. Todos ainda tentam entender esse universo tão nebuloso e triste que é a depressão. Uma doença que ainda é enfrentada por muitos olhares como “fragilidade” tem sim um peso árduo.

É preciso atenção aos sintomas, cuidar comportamentos de quem está próximo e saber lidar com os mesmo. Uma doença tão delicada e que só necessita do apoio das pessoas ao redor para tratamento seja efetivo.

Essa doença é tão complexa e ainda pouco conhecida, que ela age diferente em cada pessoa. Cada organismo reage a depressão de uma forma. É uma variável imensa, de difícil compreensão.

Dessa forma, conhecer os sintomas, as formas de tratar e como agir são imprescindíveis para que o enfermo possa vencer essa etapa. Uma etapa dolorosa para quem está na volta, mas ainda mais agonizante para quem convive.

Quais os sintomas da depressão que mais são perceptíveis?

Os sintomas da doença podem surgir de uma hora para outra. Repentinamente surgirem ou gradualmente se formando e transformando-se em uma bola de neve. Difícil precisar quando e como surgem estes sinais.

Mas afinal, quais os sintomas da depressão?

  • Rápido desânimo, cansaço constante e falta de força de vontade para realização de tarefas;
  • Mau humor, irritabilidade fácil, angústia diária e ansiedade;
  • Incapacidade de sentir o prazer de atividades antes agradáveis;
  • Pessimismo e baixa auto-estima;
  • Constante questionamento sobre suas realizações, feitos ou capacidade;
  • Oscilações alimentares. Um momento come muito, já no outra não;
  • Diminuição do desempenho e apetite sexual;
  • Insônia ou também sono em excesso. Em suma, não ter um sono saudável é um dos sintomas claros, sobretudo, na depressão na adolescência;
  • Dores e sensações de desconforto físico sem alguma explicação aparente, tais como diarreia, azia, constipação ou pressão no peito, por exemplo;
  • Interpretação negativa da vida como um todo com desejos suicidas constantes;

Mas há uma forma de contornar esse problema. Há tratamento para depressão. Basta seguir algumas pequenas dicas, enfrentar alguns desafios e guiar-se sobre um caminho que você perceberá como vencer a depressão pode ser mais fácil do que imagina – apesar de exigir uma dedicação constante.


O tratamento para depressão

Após saber quais os sintomas da depressão é possível saber como guiar o caminho rumo à saída deste mundo. A depressão é algo que afeta e muito o psicológico. Portanto, é preciso tratar por meio da mente. Alinhando, sobretudo, mente e físico.

A ferramenta terapêutica é a melhor saída. Buscar ajuda médica não é sinônimo de fraqueza, muito pelo contrário. É a força dentro de si gritando por ajuda. É necessário muita força para saber que o pico de exaustão chegou. Reconhecer isso é louvável.

O tratamento consiste em inúmeros processos que variam de profissional para profissional. Segundo profissionais da área, o apoio familiar é fundamental, e é ele o primor de como vencer a depressão.

O psiquiatra Andrey Mattos sustenta de que a aliança entre família e tratamento é imprescindível. “O tratamento funciona como reestruturação do psicológico do indivíduo, auxiliando-o a reconhecer a doença e saber enfrentá-la com pequenos passos, um de cada vez, durante o cotidiano”, explicou.

“Os pacientes precisam da família por perto. O apoio dos amigos, dos familiares e do círculo de contatos é fundamental para um tratamento de sucesso”, completou. “A depressão não pode ser vencida sozinha”, finalizou.

O prognóstico de depressão e a convivência com a evolução

Após receber o diagnóstico correto e o tratamento para depressão for delimitado, o paciente deve ter ciência de que etapas precisarão ser cumpridas. Não é de uma hora para outra, mas sim um processo.

A depressão na adolescência precisa ainda ser mais vigiada de perto pelos pais. Mais e mais jovens têm sido acometidos por este distúrbio. Sabendo quais os sintomas da depressão, mais fácil fica de cuidar o filho.

Seja por um problema pequeno a um grande problema. Na depressão não há isso. O problema pode ser pequeno para quem vê de fora, mas gigante para quem sente no interior.

Por isso, os passos de como vencer a depressão devem vir com o primeiro: auxiliar, mas nunca duvidar. Colocar em cheque uma doença que afeta o psicológico de uma pessoa pode ser prejudicial.

Não ajuda em nada. Portanto, abra os braços, pois tudo o que uma pessoa com depressão deseja é ajuda sincera. Pura e simplesmente isso, primeiramente.

http://jeonline.com.br/noticia/10205/uma-a-cada-cinco-pessoas-sofre-com-depressao-diz-estudo

 

Gostou desse post?

Tem alguma dica ou sugestão que podemos usar aqui ou indicar para as pessoas?

Aproveite o espaço abaixo e sinta-se a vontade para soltar o verbo. Queremos saber sua opinião.

 

ASSINE O BLOG E RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

 

 

Sobre o Saúde em Dicas

 

SEJA UM PARCEIRO DO SAÚDE EM DICAS – SAIBA MAIS!

Deixe uma resposta