Pele saudável

Pele saudável no dia a dia: dicas, cuidados e importância

Pele saudável no dia a dia.

Geralmente somos tomados pela lembrança de uma pele saudável no verão. Filtro solar de três em três horas, muita água e hidratante o suficiente para que a pele não seja agredida pelo forte calor dos meses mais quentes do ano.

No entanto, engana-se quem acredita que o inverno não agrida a pele e a faça sofrer como no verão. Um erro que quase toda a parcela da população comete.

Obviamente os Raios UV são extremamente mais intensos ao longo dos meses que compreendem dezembro, janeiro e fevereiro. Mas, ainda assim, estamos falando de apenas 25% de um ano inteiro.

Ou seja, em nove meses do ano a pele está desprotegida, frágil e passível de agressão do forte sol que incendeia acima de nossas cabeças, sem uma proteção adequada.

O verão está aí, mas o que importa é um ano todo de bons cuidados com a pele. A responsabilidade por mantê-la saudável não demanda tempo, e sequer ocupará um largo espaço na agenda do cotidiano.

Manter a pele saudável é questão, apenas, de mudança de hábitos.

A importância de uma pele saudável vai muito além do rosto, mas leva-se em conta a radiação ultravioleta a qual somos bombardeados. Faça frio, faça calor, o sol sempre estará lá, e é preciso se proteger dele nos horários mais agressivos.

Cuidados diários para se ter uma pele saudável

Hábitos são adaptáveis, sempre. Não são necessárias mudanças radicais ou impossíveis de realizar. Algumas das cinco dicas podem até ser difíceis para inserir na rotina diária. No entanto, são de suma importância para manter uma pele saudável não só no verão.

  • Proteção do sol

Parece estranho que o Sol seja o herói produtor de Vitamina D e ao mesmo tempo o vilão dos Raios UV. Mas não é questão do Sol ser um ou outro, o que se é necessário atentar é para o horário de exposição.

Primeiramente é necessário evitar o Sol entre 10h e 16h, pois é o período de maior agressão. Utilizar vestes de proteção e protetor solar nas regiões desprotegidas é de fundamental importância.

  • Trate a pele diariamente

Uso de hidratantes para as peles mais secas é uma ideia interessante, mas não é necessária ser religiosa.

Assim como os hidratantes pós-barba, que podem ser utilizados apenas uma vez na semana ou quinzenalmente, variando segundo o crescimento da barba.

  • Não fume

Fumar é um dos grandes malefícios para a pele. Não só da pele, na verdade, mas para o corpo todo. Além de reduzir os vasos sanguíneos da região do rosto, ele também promove danos ao colágeno e a elastina.

Portanto a melhor dica é: pare de fumar!

  • Controle do estresse

Sobrecarregado nos trabalhos ou estudos? A rotina é difícil, todos passamos por isso. Entretanto isso não pode ser o motivo para sucumbir ao estresse.

O estresse promove danos ao corpo todo, sobretudo na pele. Logo, optar por relaxamentos esporádicos é o ideal. Sempre!

  • Tenha uma dieta saudável

Abundância em frutas e vegetais. Uma alimentação saudável reflete uma pele saudável. Assim como ingestão de líquidos recorrentemente.

Mas que tal aprofundarmos com uma lista de alimentos essenciais para esta dieta? Confira!

Alimentos que deveriam constar na sua dieta para manter uma pele saudável

Dentre as melhores formas de manter uma dieta saudável, uma pele sadia e uma saúde de ferro, nada como incluir no cardápio as melhores opções para consumo no cotidiano. Com estas dicas, sua pele irá brilhar.

  • Cenoura: dotada de ácido lipóico, a cenoura encabeça qualquer lista quando se trata no cuidado com cabelo ou a derme. Uma pequeno quantidade ao dia deve bastar (cerca de 50g a 100g);
  • Iogurte: os probióticos encontrados no iogurte são um importante aditivo para a pele. Isso porque promove o equilíbrio do organismo. A quantidade? Um pote de 200g a cada três dias está de bom tamanho.
  • Castanha-do-pará: previne o envelhecimento precoce, como também o enrijecimento dos tecidos, mantendo a elastina trabalhando na pele. Uma castanha por dia está mais do que suficiente para cumprir seu papel.
  • Frutas vermelhas: especialmente o morango. Rico em cianidina e Vitamina C, o morango – assim como a família das frutas vermelhas – apresenta aditivos que combatem o envelhecimento precoce. Utilizar essas frutas para composição de lanches diariamente é uma ideia interessante.
  • Salmão: essencial para a pele de quem passa trabalho com ressecamento. Rico em ômega 3, vitamina C e D, o salmão é um requisito indispensável no prato dia após dia.

Pele saudável o ano todo

O filtro solar, sem dúvidas, é o primeiro a encabeçar qualquer dica, com toda a certeza. Adotar o filtro é ter a consciência de uma pele saudável e adequada para sobreviver aos fortes raios UV. Ele é indispensável, e a sua recomendação de uso deveria ser maior.

As demais dicas são igualmente importantes, mas ainda assim complementares. Para começar uma nova retomada de uma pele saudável, é necessário, sobretudo, adotar o filtro solar ao sair de casa. Com o uso dele, sua pele já agradecerá. Ainda, se adotar as demais dicas, a pele brilhante é um ponto de chegada mais do que certo na terra da saúde.    

SEJA UM PARCEIRO DO SAÚDE EM DICAS – SAIBA MAIS!

 

 

Deixe uma resposta