Comer Peixe - Beneficios

Comer peixe: dos mares ao ômega 3

Os Benefícios de Comer Peixe.

Comer peixe está entre as principais recomendações de nutrólogos e nutricionistas. O alimento vindo dos mares é recheado de nutrientes, independentemente do tipo. Veja as vantagens desse alimento saboroso!

Seja ele um rosado salmão, um saboroso linguado ou uma deliciosa carpa, o peixe é um alimento imprescindível . Comer peixe nas refeições é muito bom para a boa saúde do nosso corpo.

O peixe é dotado de inúmeras qualidades nutricionais, e é uma refeição de encher os olhos – ou melhor, a barriga. É um dos poucos tipos de carnes com tamanha quantidade de nutrientes concentrada que não podem faltar na nossa alimentação..

Diferentemente do frango e da carne vermelha, o peixe se destaca por suas qualidades únicas no organismo. O destaque-mor dos peixes, com certeza, não é só a alta quantidade de proteínas, mas sim a alta taxa de ômega 3.

Grande parte dos benefícios encontrado nos peixes é, com toda a certeza, oriundo destas gorduras poli-insaturadas. As vitaminas do complexo A, B, C e E acabam ficando em segundo plano, e quem acaba sendo o principal destaque é, sem dúvidas, o ômega 3.

Apesar de ser discorrido ao longo do texto de forma mais aprofundada, é importante ressaltar esse tipo de gordura. Estes lipídios são fundamentais para a saúde do corpo, e são os responsáveis diretos desta recomendação tão grande que é o consumo de mais peixes no dia a dia.

E é este o objetivo focado do artigo. Concentrar todos os benefícios do peixe ao inserir na dieta. Como também aprofundar mais sobre este tipo de gordura poli-insaturada que faz tanto sucesso nos pequenos habitantes do mar.

Seja a espécie que for, os benefícios de consumir peixes serão os mesmos. Sua riqueza nutritiva independe de espécie.

 

10 benefícios de comer peixe constantemente

Só pela introdução já nota-se a qualidade do alimento. Incluir na dieta é fundamental. Afinal, é um alimento que apresenta uma gordura boa. Além de proteínas e carboidratos na medida certa.

Quer mais qualidade ainda? Então confira estes 10 benefícios:

  1. Essencial para o organismo, por possuir os nutrientes que são essenciais para o corpo, tais como as proteínas complexas, inúmeras vitaminas e minerais, além do fundamental iodo;
  2. Segundo apontado por estudos, pessoas que consomem maior quantidade de peixes apresentam menores chances sofrer AVC ou ataque cardíaco;
  3. É fundamental para crianças na fase de crescimento. Isso porque o ômega 3 age no organismo diretamente neste momento da vida;
  4. São fundamentais para o cérebro, muito por seu poder de aumentar a massa cinzenta e proteger o cérebro da deterioração;
  5. Os ácidos graxos e o ômega 3 encontrados contribuem no combate aos sinais primários de depressão;
  6. Combate a diabetes tipo I e demais doenças auto-imunes;
  7. O consumo regular de peixes na infância está relacionado diretamente a redução de chances de desenvolvimento de asma;
  8. Combate os problemas de degeneração ocular nas fases mais avançadas da vida. Sobretudo, estudos relacionaram uma taxa de redução de 42% no desenvolvimento de degeneração macular;
  9. Combate a insônia. Isso porque contribui em demasia com a excelente Vitamina D, que, em deficiência, pode ser o fator x para a insônia aparentemente inexplicada;
  10. Prático de preparar, assim como inúmeras formas de realizar o mesmo. Seja assado, frito, cozidos ou apenas como acompanhante. O peixe sequer perde seus potenciais nutrientes fundamentais para o organismo;

 

O ômega 3 e o motivo principal para começar a comer peixes

O ômega 3 é um ácido graxo, ou mais pura e simplesmente dizendo, é uma gordura. Mas não é só isso, é uma gordura essencial para o corpo humano. Isso porque o organismo não é capaz de produzi-la.

Para tanto, é imprescindível, assim, o consumo dessa substância. O motivo? A manutenção de uma boa saúde, sobretudo nos níveis de triglicerídeos no corpo.

Portanto, consumir ômega 3 é essencial para o corpo humano. Além de contribuir para um organismo mais forte e saudável. Entre os diversos motivos para consumir ômega 3, está seu efeito anti-inflamatório, que contribui para reduzir a inflamação nas juntas, o que diminui o risco futuro de desenvolvimento de artrite e artrose.

Mas além destes benefícios que, por si só, já seriam suficientes motivos para consumir ômega 3, este possui benefícios relacionados a:

  • Normalização da circulação sanguínea;
  • Diminuição do desconforto relacionado a TPM;
  • Controle da pressão arterial;
  • Combate a osteoporose como um braço direito do cálcio;
  • Auxílio na diminuição da quantidade de triglicerídeos encontrados no sangue;

Dessa forma, o papel do ômega 3 está diretamente relacionado ao consumo de peixes. Só ingerindo este fruto vindo dos mares, o corpo poderá se beneficiar de uma brilhante carga de nutrientes.

Comer peixes é, sem dúvidas, uma das melhores opções para uma dieta. Sendo uma excelente alternativa às carnes vermelhas magras ou à carne branca do frango.

O peixe possui uma infinita quantidade de opções. Todas diferentes quanto ao sabor, mas igualmente saudáveis quando colocadas na balança da nutrição.

Que tal mudar o seu cardápio e ganhar mais saúde?


Gostou desse post?

Então deixe seus comentários, dicas e ou sugestões abaixo.

 

ASSINE O BLOG E RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

 

 

Sobre o Saúde em Dicas

 

SEJA UM PARCEIRO DO SAÚDE EM DICAS – SAIBA MAIS!

Deixe uma resposta