Musculação na Adolescência

Musculação na Adolescência | Benefício ou malefício?

Benefícios e malefícios de fazer musculação na adolescência.

Fazer musculação na adolescência é um grande dilema que abrange as academias. Ao que tudo indica, realizar esse tipo de atividade física não proporciona problemas que antes eram imaginados. Veja por quê!

Entre eles estavam o retardo do crescimento, atrofia dos músculos ou lesões na região das juntas. Segundo inúmeros pesquisadores e estudiosos da área, a musculação pode sim ser realizada na fase da adolescência.

E muitos jovens têm aderido mais e mais à musculação. Além da parte estética, tão preocupante nesta idade, os jovens também estão se preocupando com a sedentariedade do corpo.

Os malefícios que isso pode causar são imensos, e o exercício físico bem orientado na fase jovial pode ser a diferença entre um adulto saudável e outro debilitado.

O exercício físico orientado e supervisionado jamais será um problema, seja ele na fase adulta ou adolescência.

O importante é o profissional especializado na área estar sempre atento ao que se está fazendo. Afinal, a desinformação e o despreparo são os maiores causadores de lesões.

Conheça os 10 benefícios dos exercícios aeróbicos.

Os benefícios de fazer musculação na adolescência

Apesar de ainda existir a cultura de que fazer musculação na adolescência é algo ruim, os benefícios são imensos. Dentre várias modalidades esportivas para serem realizadas na adolescência, a musculação precisa passar a fazer parte destas opções.

Isso porque atrofia do músculo ou lesões podem acontecer, inclusive, na fase adulta, basta a má execução e falta de suporte profissional.

Portanto, trataremos de destacar os benefícios que a boa realização dos exercícios proporciona para o corpo. Confira:

Aumento significativo da força: pesquisadores afirmam que o aumento de 30% a 50% é significativamente observado nos adolescentes que ingressam a academia após 8 a 12 semanas de atividade;

Diminuição da gordura: há uma queima na gordura corporal. Isso se deve ao fato de o exercício proporcionar a queima de gordura, inclusive, localizada;

Crescimento de densidade óssea: os específicos exercícios realizados proporcionam uma melhor absorção de cálcio pelo organismo;

Ossos, músculos e articulações: esse trio ganha força, resistência e rigidez (no bom sentido) através de sessões regulares na academia;

Aumento da autoestima: na adolescência isso é muito importante. É uma complexa fase, onde a atenção é demasiada. Portanto, a musculação pode ajudar nesse quesito, e ser um ponto importantíssimo para contornar a perigosa baixa autoestima;


Os riscos da má execução dos exercícios

Na verdade os riscos abrangem para adultos e jovens. Apesar de as chances serem maiores para os adolescentes, adultos não estão livres destes mesmos riscos que serão apresentados:

  • As lesões

As chances são similares a toda e qualquer atividade física. Não há diferenças significativas que permitam dizer que a musculação possa ser um grande risco a lesões. O que ocorre é a má execução, e má execução, seja o esporte que for, proporcionará lesões. Ela é um risco para todos, e não apenas para um.

  • Prejuízo no crescimento

Na realidade há tratamentos de crescimento que indicam a musculação como uma opção para o crescimento de adolescentes com essa dificuldade. O suposto prejuízo no crescimento apenas é visível quando o exercício é mal executado.

  • Uso de anabolizantes prejudiciais à saúde e a obsessão

Esse é um ponto a se falar e cuidar no momento do ingresso na musculação. Fazer musculação na adolescência não é problema. Problema é a obsessão por ficar gigante, forte e cheio de músculos. Essa obsessão pode se tornar doentia e acabar levando o jovem para um lado nada sadio da benéfica atividade.

Fazer musculação na adolescência ou não fazer?

É uma grata opção a se considerar. Com um suporte profissional, e assistência ao longo do treino em um centro de treinamento esportivo responsivo, não há qualquer risco existente.

Profissionais capacitados promovem boas soluções. Soluções saudáveis que podem ser a resposta para o jovem que está com problemas de autoestima ou sedentariedade.

Como visto, a má execução é único risco para problemas maiores. De restante, a musculação só tende a proporcionar benefícios ao adolescente, como para o adulto e também para o idoso. 

E você? Conhece uma boas dicas sobre musculação?

Ou quem sabe uma outra dica bacana que possamos postar aqui no Saúde em Dicas?


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