Exercícios aeróbicos

A importância dos Exercícios Aeróbicos Para a Saúde

Por que exercícios aeróbicos são importantes?

Exercícios aeróbicos possuem fundamental importância na questão cardiorrespiratória quanto os demais exercícios físicos para a saúde como um todo. Saiba por quê!

Em se tratando de exercícios voltados para os músculos, muitas das vezes o coração não é exercitado e exigido da maneira que deveria.

Assim, complementar os treinos de hipertrofia com exercícios aeróbicos é de fundamental importância para alcançar os objetivos. Seja a perda de peso e definição ou ainda o ganho de massa muscular.

Exercícios aeróbicos são famosos por solicitar um maior consumo energético pelo organismo, sendo muito úteis quando o assunto é perda de peso.

No entanto, há um dilema que cerca muitos praticantes de academias. Muitos instrutores defendem o uso da esteira para quem está em processo de hipertrofia.

Já outros preferem optar por outras práticas que trabalhem priorizem as funções cardiorrespiratórias, em detrimento dos exercícios aeróbicos mais exigentes (como a esteira, em si). No fim, fica-se em um eterno dilema.

Afinal de contas correr na esteira antes ou depois do treino de musculação? Qual o mais recomendável?

Benefícios dos exercícios aeróbicos

Antes de sanar a dúvida que tantos ainda possuem, vamos destacar os benefícios que os exercícios aeróbicos promovem ao corpo.

Muito antes de decidir realizar ou não, por que não avaliar cada uma das vantagens de executar estes exercícios na academia?

  • O exercício aeróbico promove a perda de peso e diminui a concentração de gordura localizada de forma abrangente;
  • É excelente para quem tem insônia, o que auxilia a ter um bom descanso durante a noite para um corrido dia de treino na manhã seguinte;
  • Ajuda na prevenção de inúmeras doenças cardiovasculares, assim como também de acidentes vasculares, diabetes e hipertensão;
  • Produção do hormônio serotonina, que anima e combate à depressão;
  • Fortalece os músculos do coração, como também a qualidade respiratória;
  • Promove uma melhora significativa do sistema imunológico, combatendo doenças mais simples, como também mais graves (vide item 3);
  • Fortalecimento dos músculos que envolvem a respiração;
  • Realizar exercícios aeróbicos auxilia a aumentar a reserva energética dos músculos. Isso promove maior resistência muscular em qualquer tipo de esporte;
  • Melhora significativa da circulação sanguínea;
  • Diminui de forma abrupta a pressão arterial – é inclusive recomendado que seja orientado por um profissional da área enquanto realiza o exercício.

Claro que todos querem saber os benefícios dos exercícios aeróbicos para o corpo. Realizá-los é importante, mas responder a dúvida principal do texto é mais.

Exercícios aeróbicos: antes ou depois de treinar?

São três hipóteses a se avaliar antes de definir essa questão. Em primeiro lugar, é preciso julgar o biótipo da pessoa e o que ela deseja.

Em segundo lugar como o exercício aeróbico será programado para ela, se antes do treino ou depois do treino.

Se o aluno deseja queimar gordura

O cardio deve ser após o treino. O glicogênio esgotado após a sessão de treino intenso acaba por proporcionar uma facilidade maior em perder a gordura durante o exercício aeróbico.

Por este motivo, se a intenção é eliminar a gordura, é preciso queimar a reserva energética existente. No caso, o glicogênio.

• Se o aluno deseja crescer

A ideia é não realizar exercícios aeróbicos enquanto está desejando crescer. Isso porque o glicogênio irá se esgotar ao longo do treino.

E, para quem deseja crescer, realizar o aeróbico após o treino pode prejudicar a síntese protéica. É o que afirma um estudo realizado pela Universidade da Califórnia.

• Se o aluno deseja resistência

O aeróbico deve ser feito antes, até como forma de aquecimento para o treino físico. Afinal, quem deseja resistência, raramente deseja também crescer.

Isso porque nos esportes em que a resistência se faz necessária, a hipertrofia se torna apenas algo a somar, sendo até mesmo descartada.

O glicogênio, nesta preferência, não se faz necessário, portanto.

Exercícios aeróbicos e a importância para a saúde

Além de manter a queima de gordura corporal, o exercício aeróbico tem uma importante função no sistema cardiorrespiratório.

Coordenando uma melhor respiração e o batimento do coração, ele se torna uma atividade imprescindível para adoção no cotidiano.

Sendo oferecido com facilidade através de uma caminhada pela rua ou uma corrida na esteira da academia.

Os exercícios aeróbicos são essenciais para o corpo humano. Os resultados mais imediatos são a melhora da disposição e condicionamento físico e da pressão sanguínea.

Outros benefícios inerentes à prática de atividade física podem ser adquiridos com o tempo e com a prática constante.

Lembrando que a prática esportiva de forma esporádica pode desencadear lesões e dores desagradáveis.

Nada que um bom acompanhamento feito pelo seu médico não possa ser resolvido, através da boa orientação.

Princípios dos Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são exercícios que exigem maior absorção de oxigênio pelo organismo. São caracterizados por serem praticados em níveis de intensidade mais reduzidos e por períodos mais longos de tempo.

Sua principal função é acelerar o metabolismo para aumentar a queima de calorias pelo corpo. Dessa forma, aumenta a temperatura corporal e o fluxo de fluidos no organismo.

Com o metabolismo acelerado nosso corpo passa a gastar a energia adquirida durante a alimentação diária.

Quando esta energia não é suficiente ele passa a consumir a energia armazenada nas células de tecido adiposo, ou gordura.

O oxigênio, nesse processo, serve como fonte de queima dos substratos destinados a produzir a energia que será transportada para a musculatura em atividade.

Com a aceleração metabólica vem muitos benefícios para o corpo.

Um bom exemplo de benefícios é a influência positiva no HDL (colesterol bom) e negativa no LDL (colesterol ruim).

Isso significa proteção ao músculo cardíaco e prevenção de doenças cardiovasculares.

Seguindo esse princípio, execute os exercícios aeróbicos, antes e também depois das atividades físicas. Eles podem garantir o bom resultado dos seus treinos.

Não deixe de fazer seus exercícios aeróbicos diariamente, comprovadamente eles fazem o bem !

 

E você? Conhece alguma dica sobre exercícios aeróbicos?

Ou quem sabe uma outra dica bacana que possamos postar aqui no Saúde em Dicas?


Gostou desse post?

Deixe seus comentários, dicas e ou sugestões abaixo.

 

ASSINE O BLOG E RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

 

 

Sobre o Saúde em Dicas

 

SEJA UM PARCEIRO DO SAÚDE EM DICAS – SAIBA MAIS!

Deixe uma resposta