Fazer exercícios físicos

Como Fazer Exercícios da Maneira Correta

Saiba como fazer exercícios da forma correta.

Saber como fazer exercícios de maneira correta pode fazer a diferença na sua saúde e bem estar. Todo esporte ou atividade física tem seus segredos e métodos. Conheça alguns!

A atividade física ajuda a colocar o corpo em forma, proporciona uma saúde melhor,  mais energia e melhora a autoestima.

Todos nós somos aconselhados a praticar esportes como um meio seguro de conquistar saúde, bem estar e longevidade principalmente.

Nosso corpo foi feito para estar em constante movimento tal qual os astros no universo. Se você tem uma vida sedentária, que tal pensar em formas de se mexer mais?

Ter uma vida ativa melhora seu bem-estar, evita inúmeras doenças e te deixa mais feliz.

Por isso mesmo o ato de fazer exercícios nos ajuda na boa saúde e na conservação desse corpo por mais tempo.

Não somos todos atletas, a ponto de praticarmos esportes todos os dias, de maneira que seja um hábito.

Muitos de nós nem gostamos da prática esportiva. Outros, até tem uma certa afinidade, mas, por um motivo ou outro, deixa a prática num sonho distante.

E tem aqueles que por uma inspiração do momento, ou mesmo por uma decisão bem assertiva, decidiu pela prática.

Em quaisquer dos exemplos acima, esse post veio para ajudar. Não na decisão de praticar esportes ou não, mas sim no de fazer exercícios da maneira correta, e com isso obter mais resultados.

Benefícios dos Exercícios Físicos

  1. Quem se exercita reduz em até 50% a chance de desenvolver doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares;
  2. Queima de calorias e perda de peso. A atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso;
  3. Manutenção da tonificação dos músculos. Os músculos como o das costas e do abdome, por exemplo, reeducam o corpo, prevenindo contra dores musculares;
  4. Combate a osteoporose, pois fortalece a massa óssea devido ao impacto promovido pelos exercícios no corpo;
  5. Melhora a circulação a prevenção de pressão sanguínea e colesterol altos. A prática de exercícios físicos libera substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos;
  6. Melhora as funções cardíacas e pulmonares; 
  7. Aumento do autocontrole. Melhora o raciocínio e a memória;
  8. Redução do estresse, ansiedade e depressão. A prática de exercícios físicos libera endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse;
  9. Aumento da habilidade de concentração;
  10. Melhora a aparência. Previne o sobrepeso e a obesidade;
  11. Reduz o colesterol ruim, pois cataliza gorduras que circulam pelo organismo;
  12. Melhora a qualidade do sono; 
  13. Excelente na prevenção do diabetes. O exercício físico contribui para regular a produção de insulina;
  14. Aumenta a libido e a performance sexual, pois melhora a auto-estima e o condicionamento físico;
  15. Diminui o risco de doenças. A prática de atividade física fortalece o sistema imunológico.

A falta de exercícios físicos pode contribuir para:

  • Problemas cardíacos;
  • Asma;
  • Múltiplas incapacidades;
  • Angina de peito.

A incapacidade poderá causar algumas complicações como:

  • Trombose venosa profunda;
  • Edemas;
  • Constipação;
  • Depressão e ansiedade;
  • Dependência;
  • Quedas e lesões;
  • Má circulação.

Como aproveitar a vontade de fazer exercícios e chegar mais longe.

O primeiro passo para fazer exercícios com segurança e continuar na prática sem desistir, é a escolha da prática ideal.

Escolher a maneira ideal para você fazer exercícios e sentir-se bem consigo mesmo, é o primeiro e mais importante passo.

A dica para quem pretende sair do sedentarismo e não sabe como escolher o melhor exercício é buscar uma alternativa que dê prazer.

Todos nós temos uma determinada afinidade com esse ou aquele esporte, onde a atividade física é uma necessidade.

Alguns gostam de futebol, outros de vôlei, basquete, natação e o que mais se puder pensar como atividade física.

Qual prática esportiva você tem mais afinidade?
Não precisa ser um atleta profissional para realizar exercícios físicos e ter boa saúde.

Escolha a atividade que mais te agrada e tente incorporar no seu dia a dia, seu corpo agradece!

Seja qual for a modalidade que você escolher, procure saber um pouco mais a respeito dela.

Dedique-se o máximo de tempo possível e adapte-a a sua rotina. Assim poderá praticá-la sempre que desejar sem afetar seus hábitos diários.

Se necessário for, planeje sua rotina separando o tempo necessário que você precisa para fazer exercícios e também seus outros afazeres.

Segundo análise por amostragem do IBGE, apenas 37,9% declararam ter realizado atividade física entre 2014 e 2015. Principal fator entre jovens é desinteresse.


Segundo passo – Fazer exercícios com segurança

A boa prática de qualquer atividade física exige uma boa avaliação física também, assim, a visita ao médico faz parte.

Então não saia a praticar esportes só porque acha bacana e saudável. Conheça primeiro seus limites e condições.

Um profissional médico é a pessoa mais qualificada para dizer o que você pode ou não pode fazer. Ele vai avaliar sua saúde como um todo, e aconselhar o que será necessário antes de começar.

Quantos praticantes de atividades físicas começaram e pararam porque em determinado momento algo de errado ocorreu.

Um ligamento rompido, distensões musculares constantes, fraturas ósseas, etc. Esses e outros problemas decorrentes da prática esportiva sem a pré avaliação de um profissional da saúde.

Vale mais a pena demorar-se um pouco nas preliminares do que parar no meio por falta de uma boa preparação.

Se você não tem um médico de confiança, procure por uma indicação. Pode ter certeza de que valerá o esforço.

Terceiro passo – Fazer exercícios com conforto

Foi isso mesmo que você leu. É preciso estar confortável para fazer exercícios de maneira correta e com isso obter bons resultados.

Então, o próximo passo depois da consulta a um profissional de saúde é a roupa e calçados.

Não sai caro comprar um short ou calça, e camisetas para fazer seus exercícios diários.

Embora a expressão “conforto não tem preço” possa passar por sua cabeça, compre camisetas de algodão que são baratas.

Um bom short ou calça própria para a prática de exercícios físicos, também saem muito em conta.

Da mesma forma um bom par de tênis para completar seu kit esportivo.

Você sabe quanto dói uma luxação, ou uma distensão muscular? Dói pra burro.

Um tênis inapropriado pode fazer misérias nas suas articulações.

Pensando assim, perca um tempo para avaliar quanto custaria algumas consultas médicas para solucionar seus problemas de saúde. Avaliemos um período de 12 meses apenas.

Se a prática de exercícios físicos ajuda na eliminação de problemas de saúde, quanto seria essa economia?

Ou então, pense em quanto vale sua saúde para você e seus entes queridos. Após essa avaliação invista num bom par de tênis. Não vai se arrepender, tenho certeza.

Preliminares antes de começar a Fazer exercícios

Você já percebeu que todo atleta está sempre se esticando e alongando antes de começar a fazer algum algum exercício aeróbico?

Seja num campo de futebol, numa arena ou mesa de sinuca. Antes de começar é preciso sempre o aquecimento.

Você vai correr? Aqueça-se antes e tudo correrá bem, inclusive você.

Vai jogar bola, jogar vôleibol, vai nadar ou outra atividade física que vai exigir mais da sua musculatura, do seu físico?

Faça exercícios de aquecimento antes das atividades físicas, preparando seu corpo e também a sua mente.

Procure pensar em cada uma das etapas por quais seu corpo será exigido, depois é só realizar e deixar acontecer.

Depois que terminar as etapas de realização de seus exercícios físicos, finalize com outra seção de exercícios de alongamentos.

Não importa se você está apenas começando ou se é um profissional do esporte. Assim como o cinto de segurança é o conforto do motorista, um bom alongamento assegura uma boa prática.

Procure sempre se informar sobre as novidades.

Você sabia?

O American College of Sports Medicine (associação, que apesar do nome, integra cientistas de todo o mundo) determina que se realize, no mínimo, 30 minutos de exercício diário (que pode ser uma simples caminhada) durante 4 ou mais dias por semana.

Aqui no Saúde em Dicas faremos o possível para postar dicas e novidades do seu interesse.

 

E você? Conhece algum benefício promovido pelos exercícios físicos que não foram citados aqui?

Ou quem sabe uma outra dica bacana que possamos postar aqui no Saúde em Dicas?


Gostou desse post?

Então deixe seus comentários, dicas e ou sugestões abaixo.

 

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