acabar com a insônia

Como acabar com a insônia

Saiba como acabar com a insônia.

Veja nesse post como acabar com a insônia utilizando dicas práticas que podem ser utilizadas no dia a dia, inclusive algumas mudanças de hábito bem fáceis de seguir. Saiba mais!

Uma cura de insônia, uma maneira de acabar com a insônia! Hmm … Antes de irmos para uma cura, pode ser uma boa ideia tentar conhecer um pouco nosso inimigo. 

Quais são os nossos sinais e sintomas. Que tipo de insônia temos. Talvez uma definição de trabalho seja útil.

Os especialistas parecem concordar que algo nesse sentido seria adequado. 

Definição de insônia.

“Insônia” é qualquer episódio de sono não-refrescante, dificuldade em adormecer, despertar freqüentes, ou acordar muito cedo pela manhã e não ser capaz de cair para trás. As mulheres e os idosos parecem ser os sofredores mais freqüentes. Na Wikipédia tem mais.
 
Podemos dividir esses episódios em três grupos coletivos e classificá-los como Transitórios ou Crônicos de Curto Prazo. 

Uma explicação rápida desses três seria a seguinte: Transiente, uma simples perturbação nos padrões de sono.

Uma doença curta, uma mudança repentina no estilo de vida, estresse. Algo que leva a uma mudança de curto prazo. 

A insônia de curto prazo é menos divertida. Ela dura cerca de 2-3 semanas. As causas poderiam ser algo como um novo emprego, divórcio, doença grave, problemas financeiros, ou uma desestruturação familiar. 

Crônica como o nome sugere é a coisa real. Insônia crônica é o tipo mais raro e mais grave, com Insônia durando mais do que algumas semanas. 

Definição da insônia crônica
Acabei de ler um artigo que diz que a Insônia crônica é bastante rara. Isso pode ser assim, mas se apenas 05 por cento da população do Brasil sofrer com isso é mais de 10 milhões de pessoas levando uma vida de miséria. 

Embora seja bom para culpar a insônia de coisas fora do nosso controle, muitos casos de insônia não dá.

A maioria são auto infligido por coisas como a cafeína, tabagismo, maus hábitos alimentares, álcool e falta de exercício. 

Conheça 7 atitudes saudáveis para acabar com a insônia

Não se pode definir um método preciso pra acabar com a insônia, mas muita coisa pode ser feita corrigindo-se os hábitos. Comecemos pela cafeína.
 
A cafeína é uma das causas mais amplamente culpada pela insônia. Um ingrediente no café, chá, colas, chocolate e alguns medicamentos, a cafeína é um estimulante.
 
Nós os insones NÃO PRECISAMOS de estimulantes. Muito pelo contrário. 

Solução de insônia número um – Corte o cafeina. 

O álcool é freqüentemente recomendado como um drinque. Esqueça. Isso é só porque o seu médico bebe.

O álcool realmente alivia e os fragmentos dormem, fazendo com que você desperte enquanto seu corpo o metaboliza. 

Você pode pensar que está em um sono profundo, mas seu corpo não começa o sono profundo que os Insones necessitam para uma cura. 

Solução de insônia número dois

Nenhum álcool entre duas ou quatro horas antes de deitar. 

 
Comer antes de dormir. Sim, eu sei que não posso proibi-lo de comer, mas eu posso discutir sobre o mau costume. 

Comer uma última refeição leve pelo menos umas duas horas antes de ir para a cama pode ser muito saudável. 

Evite alimentos picantes e gordurosos que causam indigestão. Procure manter o hábito de uma alimentação saudável.

Falemos sobre o leite.

O leite tem um aminoácido que o corpo converte em um composto que melhora o sono no cérebro. O cálcio é um agente relaxante natural, juntamente com várias outras vitaminas, como as vitaminas B e magnésio. 

Se você ficar com fome à noite, tome um lanche antes de deitar. Alguns alimentos são úteis e realmente promovem a produção de melatonina, um sono associado ao hormônio. 

Experimente queijo, nozes de soja, frango, sementes de abóbora e peru. Alimentos ricos em carboidratos como o pão agem sobre outro hormônio, a serotonina, que ajuda a reduzir a ansiedade e contribui para uma solução de insônia

Solução de insônia número três

Tenha cuidado com o que você come.

Os produtos da nicotina são universalmente ruins para você. Para o Insones a nicotina tem que ser abolida do vocabulário.

É um estimulante que aumenta a pressão arterial, acelera a freqüência cardíaca e estimula a atividade cerebral. 

Insones não precisam de aumento da pressão arterial, uma freqüência cardíaca rápida e um estimulante. 

Solução de insônia número quatro

Não fume mais!

O exercício regular é bom, de fato, é excelente, (aqui vem o mas), mas não antes de dormir. Se você trabalhar muito perto da hora de dormir, o aumento da sua freqüência cardíaca e metabolismo fará seu corpo demasiado excitável para dormir. 

Exercício no início do dia é bom para dar ao corpo uma chance de produzir aquele brilho rosado quente e relaxante.

O corpo reage aos exercícios produzindo melatonina para levar a sua temperatura até o normal. 

Exercício é muito bom como solução de insônia! 

Faça sua cama o mais confortável possível. Experimente o que funciona melhor para você. Escolha uma posição propícia para dormir.

Se o seu parceiro é a fonte de sua insônia considere uma mudança de quartos por um tempo. 

Livre-se do despertador. Ele só atua como um lembrete estressante que você não está dormindo. 

Controle a quantidade de luz em seu quarto. Excesso de brilho não só afeta seus olhos, mas também influencia a produção de hormônio que ajuda a estabelecer um ciclo de sono saudável. Use uma máscara de sono, se necessário. 

Escuro é geralmente bom como uma solução para a insônia. 

Quando se trata de ruído, muitas pessoas acham sons repetitivos mais fáceis de dormir do que os intermitentes e abruptos. 

Plugues de ouvido ou um som de fundo contínuo, como um ventilador pode ajudar a mascarar o ruído perturbador. Considere utilizar um aparelho de som suave. 

Controle o termostato. Extremos de temperatura, se muito quente ou muito frio, não é divertido para quem tem o sono leve. 

Uma temperatura amena também é boa como solução para a insônia. 
Conselhos adicionais para acabar com a insônia:
Estabeleça uma rotina de sono saudável: procure deitar e levantar sempre num mesmo horário, todos os dias. …
 
Evite aparelhos eletrônicos: ficar no celular, computador ou assistir televisão antes de dormir não são recomendados.
 
Relaxe o corpo e a mente antes de dormir: um banho relaxante, tomar um chá quente e uma boa leitura são atitudes que facilitam a conquista de uma boa e tranquila noite de sono.

Espero que alguns desses conselhos possam ajudar. 

E você? Conhece uma solução ou dica de como acabar com a insônia?

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Não deixe de visitar o Saúde em Dicas. Aqui você encontrará sempre uma dica de saúde valiosa.

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