Alimentação saudável

Alimentação Saudável e Qualidade de Vida

Como a alimentação saudável pode ser benéfica.

Reconhecer a importância de uma alimentação saudável pode fazer a diferença na saúde e bem estar do nosso corpo durante toda uma vida. Alimente-se melhor com as dicas a seguir.

Uma alimentação saudável corresponde a uma vida mais leve, plena e duradoura. Além de contribuir para uma qualidade de vida melhor, é claro.

Assim como um carro precisa de combustível com qualidade para funcionar corretamente, o homem também precisa de uma alimentação de boa qualidade também.

Adotar uma alimentação saudável fará com que seu corpo desempenhe melhor as funções necessárias do dia a dia.

Uma alimentação saudável e equilibrada é aquela que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para a boa manutenção do organismo.

A boa alimentação influencia diretamente na boa saúde, no estudo, lazer, trabalho e também no tempo de vida das pessoas.

Uma alimentação saudável e balanceada passa por três princípios básicos: variedade, moderação e equilíbrio na seleção de alimentos.

O princípio de uma alimentação saudável deve prover nosso corpo com o mínimo de sete nutrientes.

Os nutrientes mais importantes que o nosso organismo precisa são: proteínas, vitaminas, carboidratos, gordura, minerais, fibras e água.

Como adotar uma alimentação saudável no nosso dia a dia.

Como adotar uma alimentação saudável no nosso dia a dia.

Há um conjunto de ações que podem ser realizadas por quem deseja largar de vez a alimentação industrializada. Partir para uma alimentação natural e consequentemente mais saudável, seria a condição lógica e ideal.

Pesquisas recentes revelam consideravelmente como o consumo de produtos orgânicos é benéfico para a saúde. Bem como alinham a boa saúde a uma alimentação equilibrada com nutrientes providos de alimentos de qualidade.

Portanto, não há um mistério ou um segredo a ser desvendado para mudar efetivamente nossos hábitos alimentares.

Há oportunidades de seguir por um caminho saudável e que promova o bem-estar, assim como o caminho da gordura e do industrial.

Seguir um cardápio fugindo das guloseimas tão atrativas é uma tarefa árdua, mas na maioria das vezes necessária.

O açúcar não é um item necessário ao organismo humano, ele pertence ao grupo dos carboidratos simples.

A energia fornecida por carboidratos simples pode ser obtida por meio dos carboidratos complexos (os amidos).

Analisando assim, este açúcar simples deve ter seu consumo reduzido. O açucar em excesso está relacionado ao aumento do risco de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Mas afinal, como ter uma alimentação saudável?

São necessários alguns sacrifícios, na realidade. Mas nada que uma boa e velha substituição não resolva. Isso porque, quando se trata de consumo alimentar, cuidar da saúde está praticamente agarrado a isto.

Sem chances de fugir, uma hora a necessidade de consumir produtos mais saudáveis aparecerá quase que obrigatoriamente.

Reunimos neste artigo dicas de nutrólogos e nutricionistas para compor uma alimentação saudável.

Tarefa difícil, mas que, com esforço, pode (e deve) trazer benefícios para um futuro em curto prazo.

Saiba como ter uma alimentação saudável: 7 dicas pontuais

Apenas em poucos passos, um cardápio saudável e uma mudança na alimentação podem estar se transformando em um novo presente.

Uma nova forma de se alimentar. Mais leve limpa e orgânica. Sua pele, seus cabelos, o seu corpo como um todo irá agradecer.

1) Conselhos de alimentação saudável – Não fique sem comer ou sinta fome

Ficar sem comer por horas ou sentir o estado inicial de uma fome está entre as piores decisões para quem busca uma alimentação saudável.

Além de ser totalmente prejudicial ao corpo, impede que o organismo seja abastecido de nutrientes, e assim usufrua de importantes reservas energéticas.

Para uma alimentação saudável a recomendação é alimentar-se a cada intervalo de três horas, não mais do que isso.

Quando o corpo fica sem alimento por períodos longos, busca a compensação de outras maneiras. Essa compensação pode mudar o equilíbrio alimentar.

Se num desses períodos você substituir um alimento saudável por uma coxinha ou outra iguaria qualquer, advinha o que você irá comer no próximo intervalo?

Causas e consequências.

Na dúvida mantenha sempre a mão frutas como maçã, laranja, pera e outras para socorrer seu apetite.

2) Escolha de alimentação saudável – Busque o natural ante o industrializado

A melhor forma de manter uma alimentação saudável está nos alimentos naturais. Os industrializados não precisam ser permanentemente excluídos.

Contudo, a diminuição necessita ser substancial, bem como o aumento do consumo de produtos naturais deve ser inversamente proporcional.

O princípio básico da alimentação adequada e saudável pressupõe o consumo diário de alimentos in natura. De preferência, minimamente processados, (como cereais e tubérculos, feijões, frutas, verduras e legumes, carnes).

Esse tipo de alimentação consegue fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, para o bom funcionamento do nosso organismo.

Num mundo industrializado como o que vivemos, é muito mais fácil pegar um sachê de molho de tomate na prateleira. De que forma podemos fazer essa substituição?

Da mesma forma podemos pensar na lata de atum, seleta de legumes, ou mesmo a caixa de hambúrguer. Tem sempre a possibilidade de substituir esse ou aquele alimento por outro natural. Você consegue pensar em alternativas?

3) Alimentação saudável – Substituições e criatividade durante o processo

As substituições fazem parte do processo de readequação alimentar. Além de serem imprescindíveis para alternar o cardápio, elas também ordenam as melhores opções para a boa alimentação.

Por exemplo, ao invés de ingerir pão branco, por que não optar pelo integral? Ao invés de bolo, por que não uma salada de frutas?

A qualidade de vida das pessoas depende principalmente da saúde e bem estar, e essa é exatamente a meta principal da readequação alimentar.

É um engano pensar que para uma alimentação equilibrada do nosso corpo precisamos gastar mais por isso.

Tem muitas receitas caseiras que ensinam a fazer pães e bolos com a partir de frutas e legumes. Isso é mais saudável que um bolo de caixinha certo? E não deixa de ser uma alimentação saudável.

4) Não se proíba, mas se cuide, com uma alimentação saudável.

Não é necessária religiosidade durante a readequação alimentar. É importante e permitido comer de tudo.

Não é uma dieta restritiva, mas sim um cuidado com o que se bota dentro do próprio corpo. Você pode consumir de tudo um pouco, basta não exagerar e comer em demasia.

Cortar os excessos é o primeiro passo para uma alimentação saudável. Embora tenha comentado acima, repetir as vezes é bom. O excesso de açúcar é extremamente prejudicial para a nossa saúde, assim como o sal também.

Além disso, são ingredientes que não oferecem nenhum nutriente para o nosso organismo e também contribuem para o ganho de peso.

Como vê, para se alimentar de maneira correta é preciso apenas avaliar melhor o que se come. Aprender o máximo possível sobre o valor nutricional dos alimentos.

5) Utilize metas semanais de alimentação saudável para progredir

As metas para uma alimentação saudável servem como uma visão de evolução. Você se acostuma a acompanhar seu progresso, e sentir-se-á mais animado com os benefícios conquistados.

Planeje seu cardápio da semana, substituindo aquilo que já está acostumado a comer, por alimentos saudáveis.

Reduzir a ingestão específica de pão branco, o café ou ainda a bebida alcoólica, é alguns exemplos apenas. A cada semana repense o que pode ser tirado ou adicionado ao cardápio da semana seguinte.

De pouco a pouco, as metas estabelecidas ajudarão a ver uma leve evolução que providenciará novos incentivos.

Você aprende a importância da alimentação saudável promovendo a reeducação alimentar. Então, são passos pequenos que podem ser acompanhados com mais facilidade.

6) Água é 50% de uma alimentação saudável

Dentre as formas manter uma alimentação saudável está, com certeza, no fator água. Cuidar da saúde é hidratar-se constantemente.

Tomar água em abundancia pode ajudar para a melhora da saúde como um todo. Parece clichê, mas não devemos esquecer que a água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

Além da boa hidratação do corpo, a água também contribui para a sensação de saciedade, auxiliando o processo de emagrecimento.

Sem a ingestão de água, e ainda adotando refrigerantes e sucos industrializados, os objetivos não serão concretizados.

7) Para uma alimentação saudável – Saiba o que você está comendo

Entenda cada alimento que você está comendo. Dentre as principais formas de conquistar uma alimentação saudável, está, sem dúvidas, no conhecimento do que se ingere.

Cuidar da saúde é saber o que o corpo está recebendo. Uma alimentação saudável se faz através de um processo. Um processo bem elaborado onde a paciência é a dica mais importante a se absorver.  

Para ter uma alimentação saudável é importante realizar mudanças significativas no estilo de vida.

Quem está acostumado a comer o que quer, vai encontrar certamente algumas dificuldades em tentar manter uma alimentação equilibrada

Por isso, é preciso ter foco e força de vontade para mudar os hábitos.

A importância da alimentação saudável e a reeducação alimentar promovida por novos hábitos mudará sua vida para sempre.

 

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