Acne

Acne e seu tratamento

O que provoca a acne e quais são os tratamentos.

A acne é uma ameaça, mas ela pode ser tratada de maneira eficiente. Veja nesse post algumas dicas de saúde para a pele com acne, e como resolver.

Há inúmeros tipos de produtos de cuidados da pele com acne a disposição no mercado. Podemos classificar tais produtos de cuidados em 3 categorias amplas: 

  • Preventiva ou geral – Produtos preventivos de cuidados da pele para evitar a acne;
  • Produtos de mercado especializados nos cuidados da pele com acne;
  • Produtos sob-prescrição para cuidados da acne
Os produtos gerais do cuidado da pele são esses que são usados como a medida da prevenção da acne. Incluem produtos de limpeza, removedores de maquiagem e produtos similares que ajudam a prevenir a acne
 
No sentido real, estes produtos de cuidados da pele são apenas aqueles que de qualquer maneira devem ser parte de sua rotina diária. 
 
No entanto, alguns destes são mais orientados a agir como um produto de cuidados preventivos. Estes produtos específicos agem contra as causas da acne, por exemplo para limitar a produção de sebo / óleo e impedindo a obstrução dos poros da pele. 

O que é acne afinal e quem ela afeta?

A acne é um problema não apenas dos jovens e adolescentes. Ela pode acontecer também na idade adulta: Cerca de 40% dos adultos sofrem com problemas de acne, principalmente as mulheres.

E ela se mostra de duas maneiras distintas.

A primeira é quando as espinhas persistem além da fase de adolescência.

A segunda é aquela que tem um início tardio, podendo afetar até mesmo quem nunca sofreu com acnes na juventude. Ela pode começar entre os 21 a 25 anos, e podendo se estender até os 50, ou mais.

Apesar de semelhante à da adolescência, a acne na idade adulta é desencadeada por aspectos diferentes

Mesmo que as alterações hormonais sejam o principal vilão no caso das mulheres, fatores como hereditariedade, estresse, exposição à luz ultravioleta, obesidade e níveis aumentados de colesterol e lipoproteínas de baixa densidade podem ser algumas das causas por trás da acne adulta.

Mesmo que rara, a acne adulta pode ser também sintoma de outras condições ou doenças.

Problemas de espinhas podem indicar uma desordem endócrina subjacente como a síndrome do ovário policístico (SOP), a hiperplasia adrenal e a síndrome metabólica.

Clinicamente, as espinhas na fase adulta não são as mesmas da época da adolescência e surgem gradualmente e de forma leve, ao passo que a acne adolescente se desenvolve rapidamente e se apresenta como doença grave.

De que forma os produtos auxiliam no tratamento da acne

Basicamente, estes produtos impedem o óleo de ficar preso nos poros e, portanto, prejudicam o crescimento de bactérias que levam à formação das espinhas. 
 
Os produtos gerais do cuidado da pele incluem também produtos de esfoliação da pele, ou esfoliantes. 
 
Estes produtos trabalham para a remoção de células mortas da pele, reduzindo assim a possibilidade de obstrução dos poros e desenvolvimento de bactérias. 
 
Depois, há os produtos especializado nos cuidados da pele que estão disponíveis no mercado, ou seja, sem a necessidade de uma prescrição. 
 
Estes incluem produtos como cremes que extraem o óleo extra da pele. A maioria destes produtos de cuidados da pele oleosa são baseados em peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Ambos os quais são os inimigos de bactérias. 
Como cuidar da acne

Como cuidar da acne

Você deve começar com um produto que tem menor concentração de peróxido de benzoíla (por exemplo, 5%) e ver como sua pele responde a ele. 
 
Alfa-hidroxiácido (*) também são populares como produtos de cuidados contra a acne. 
 
Os cremes de beleza à base de ácidos de frutos (alfa-hidroxiácidos) são uma das melhores formas de rejuvenescer a pele do rosto.
 
Os alfa-hidroxiácidos (*) são ácidos carboxílicos, formados a partir de aminoácidos e são utilizados na cosmética desempenhando ações benéficas na pele. Produzem efeitos sobre a epiderme, camada córnea, papila dérmica e folículo pilossebáceo. 
 
alfa-hidroxiácidos são encontrados na natureza, em plantas, animais e micro-organismos, alguns são produtos de metabólitos no metabolismo de carboidratos, como o ácido cítrico e málico.
 
Você talvez precise experimentar uma ou outra composição, antes de poder definir qual o produto realmente eficaz para você no tratamento da acne
Quando os cuidados da pele com acne não funcionam
Se nada parecer funcionar, você deve entrar em contato com um dermatologista. 

Produtos sob-prescrição para cuidados da pele com espinhas são aqueles prescritos por um dermatologista. Isso pode incluir pomadas que podem ser aplicadas na área afetada ou antibióticos orais ou apenas qualquer tratamento tópico. 

O Dermatologista também pode sugerir um procedimento cirúrgico menor para remover o conteúdo de pústulas. No entanto, nunca tente apertar ou fazer isso por si mesmo. Esse procedimento pode levar a danos permanentes de sua pele. 

Seu médico também pode prescrever um tratamento baseado em hormônio (desde que as alterações hormonais também são conhecidos por causar acne). Tais produtos de cuidados da pele são conhecidos por ser muito eficaz em alguns casos.
 
Tratamentos para acne, tem sim, e podem ser encontrados facilmente, desde que se tome os devidos cuidados ao utilizar.

Aliás, você conhece algum tratamento para gengivite? Pois é, num post desse blog tratamos sobre o tema gengivite. Leia-o aqui!

Visite-nos novamente.
Encontre muitas dicas de saúde, cuidados de beleza, esportes, corpo, mente, etc. 


Saiba como cuidar da sua saúde.

Tem alguma sugestão? Poste-a nos comentários abaixo.
Adoraríamos saber o que você pensa de nós.


Em quaisquer das situações, obrigado por visitar essa página. Tudo aqui foi feito pensando em você, mas se não encontrou o que procurava, breve terá muito mais.
Aguardamos você. 

 

SEJA UM PARCEIRO DO SAÚDE EM DICAS – SAIBA MAIS!

 

Deixe uma resposta