exercícios aeróbicos

10 Benefícios dos Exercícios Aeróbicos

Conheça os 10 benefícios dos exercícios aeróbicos.

Os exercícios aeróbicos são os responsáveis por fazer as gordurinhas localizadas sumirem. De uma hora para a outra… PUF! E sumiram. Veja por quê, nesse post!

São os exercícios aeróbicos os mais procurados para a perda de quilos indesejáveis, gorduras sobrando ou uma circunferência que incomoda.

Embora ainda bastante distante do cotidiano das pessoas, os exercícios aeróbicos não só possuem a função de eliminar gorduras. Eles são responsáveis pela parte aeróbica do corpo.

Ou seja, o funcionamento respiratório propiciado aos demais órgãos que compõem o organismo.

Sua importância está muito relacionada com o bom funcionamento cardiorrespiratório. Afinal, um coração saudável é o amigo número um do corpo saudável.

 

A ideia entendida sobre os exercícios aeróbicos.

Diferentemente dos exercícios anaeróbicos (musculação), onde o trabalho será focado em uma determinada área, esse tipo de atividade física tem o foco na respiração pulmonar. E também na circulação sanguínea, para que sejam trabalhadas ao longo de todo o corpo.

Dessa forma, este artigo visa trazer tudo o que diz respeito aos exercícios aeróbicos.

Desde os benefícios até formas de realizá-los em casa. Sem que seja necessário o espaço de uma academia, por exemplo.

Afinal, em muitas das vezes, as pessoas desistem de realizar exercícios físicos por falta de tempo para dedicação ao mesmo. Mas isso, a partir deste momento, será coisa do passado.

 

Exercícios aeróbicos: entenda a importância desse tipo de atividade física

Como dito anteriormente, vantagens para seu corpo não irão faltar. Dentre os principais benefícios em realizar este tipo de exercício, estão:

  • Melhora da circulação sanguínea, devido ao desempenho físico realizado contribuir para uma leve expansão dos canais de transporte do sangue;
  • Tonificação da musculatura. Ou seja, acha que apenas fazer musculação é o suficiente?
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Promove a perda de peso;
  • Queima de gorduras extras do corpo;
  • Fortalecimento do músculo cardíaco;
  • Promoção do aumento de reserva de energia corporal localizada nos músculos, aumentando a resistência dos mesmos;
  • Diminuição da pressão arterial, devido a este estar ligado diretamente com a circulação sanguínea e a respiração corporal;
  • Elevação do HDL (bom colesterol) e diminuição do LDL (colesterol ruim). Portanto para quem sofre com problemas de colesterol, a saída é o investimento nos aeróbicos;
  • Doenças como Diabetes tipo II, artrite ou derrames podem ser prevenidos com a constante prática de exercícios físicos aeróbicos;

Como perder barriga através de exercícios aeróbicos

É triste afirmar que os exercícios aeróbicos não trabalham sozinhos. Eles precisam de uma ajuda. Esta ajuda são as dietas. Uma boa dieta, regrada e com bons componentes nutritivos são essenciais para complementar o cotidiano, sustentar os exercícios e promover os resultados tão esperados.

Quando falamos em exercícios aeróbicos, alguns tipos de exercícios físicos vem à mente. Entre os principais, estão:

1. Corrida
Seja ela leve ou mais pesada, a corrida é de suma importância para manter o corpo ativo. Serve também para conquistar  os 10 benefícios citados anteriormente e, assim, conquistar os resultados almejados;

2. Caminhada
Também uma excelente opção. Principalmente para quem ainda não é um grande simpatizante dos aeróbicos. Para começo, está mais do que suficiente uma caminhada leve;

3. Spinning
O melhor exercício para se fazer. A perda de calorias em uma hora de aula pode variar de 500 a 900 calorias. Incrível, não?

4. Bicicleta
Seja a de academia ou desbravando as ruas da cidade. Ótima opção de exercício, e fundamental para a perda de peso;

5. Natação:
Diferentemente dos demais citados, a natação é um exercício aeróbico para o corpo todo. Braços, pernas e pulmão funcionando em perfeita sintonia para uma melhor realização das atividades físicas;

 



Mas, e quem não tem tempo para exercício aeróbico, faz o que?

Nada de sentar e chorar! Separar 20 minutos é sempre viável, certo? Com esses 20 minutos é possível fazer milagres na sala de casa. Com pouco tempo, e muita dedicação, é possível, do conforto da casa, botar o coração para funcionar.

6. Pular corda
Prático e simples de realizar. Pular corda é bastante fácil, demandando apenas a realização correta do exercício. Com 15-20 minutos diários, o coração já desejará saltar do corpo de tanta felicidade.

7. Exercícios na escada
Encontre um degrau em casa. Suba e desça com velocidade com intervalos demarcados. É um excelente exercício para ganho de resistência muscular, devido a alta atividade nos quadríceps.

8. Escalada na montanha 
Simule a posição de escalada. Com duas mãos em um degrau, os pés no chão e uma posição de quase-flexão, será possível simular uma escalada de montanha. Suba e desça apenas as pernas, como se realmente estivesse escalando.

9. Jump!
Agachamento seguido de pulo. É ótimo para promover a força das pernas. Realize o agachamento, sem colocar sobrecarga no joelho, erga os braços e pule o mais alto que conseguir. Fácil, não?

10. Dançar
Sim! Essa é a mais divertida. Coloque a música predileta e dance por alguns minutos. O corpo agradecerá, e a diversão é garantida.

Considerações

É sempre importante salientar que estes exercícios não fazem um corpo saudável sozinho. Ele precisa de uma boa dieta, focada, a princípio, em proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico e muita água.

A metabolização se dará mais facilmente. Portanto o frango, o brócolis, a garrafa de água, a batata doce, o espinafre e diversos alimentos integrais serão parte do cotidiano dos praticantes destas atividades.

Dessa forma, é percebido que sedentariedade é para quem a deseja. Quem almeja uma vida nova e saudável, busca alternativas às adversidades.

O tempo pode ser o maior inimigo da boa forma, mas é notável que fosse tirado de letra, certo? Os exercícios aeróbicos são práticos de serem seguidos. Com uma dieta acompanhando, o organismo, enfim, respirará ar puro.

E você? Conhece uma boa substituição para os exercícios aeróbicos?

Ou quem sabe uma outra dica bacana que possamos postar aqui no Saúde em Dicas?


Gostou desse post?

Então deixe seus comentários, dicas e ou sugestões abaixo.

 

ASSINE O BLOG E RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

 

 

Sobre o Saúde em Dicas

 

SEJA UM PARCEIRO DO SAÚDE EM DICAS – SAIBA MAIS!

Deixe uma resposta